| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

URBANO EM REDE
Desde: 02/05/2011      Publicadas: 114      Atualização: 21/09/2017

Capa |  Bloguistas  |  Cantinho do aluno  |  Cantinho do professor  |  Esportes  |  Projetos  |  Urbano no ar


 Urbano no ar

  21/02/2017
  0 comentário(s)


Projeto Parlamento Jovem 2016

Confiram como foi o Projeto Parlamento Jovem Municipal, desenvolvido pela professora Danielle, do ponto de vista da aluna vencedora, Ariadne.

Projeto Parlamento Jovem 2016

Um dia, a professora Danielle, de geografia, passou um trabalho no qual os alunos bolavam um Projeto De Lei. Fiquei interessada nesse projeto e perguntei mais sobre ele para a professora.
Fui para casa sem ideia nenhuma sobre o que fazer, pedi uma ajuda para a minha mãe, ela me orientou e fomos pesquisar um pouco sobre edições passadas do Parlamento Jovem.
Cheguei ao conceito de que uma das áreas mais necessitadas, no meu ponto de vista, era a Educação.
Meu projeto foi: Um curso preparatório para jovens que querem ingressar num ensino mais avançado.
No dia seguinte, fui para escola com o projeto já feito, esperei a aula da professora Danielle e entreguei o projeto, depois desci ao NMP-Núcleo De Mediação E Projetos da escola e apresentei meu projeto para a professora Fabiana, ela me ajudou a corrigir erros de ortografia. Alguns minutos depois, a professora Danielle desceu ao NMP e viu como estava o andamento do projeto. Depois de verificarmos os erros a professora Danielle digitou e o enviou para a Câmara Municipal De São Paulo.
Dias depois a professora Danielle me disse que já tinha enviado o projeto para a Câmara Municipal De São Paulo. No começo não acreditei que meu projeto tinha sido o escolhido para representar a escola Reverendo Urbano De Oliveira Pinto.

             Quando Recebi A Noticia
     
No dia em que recebi a notícia de que meu projeto foi selecionado entre outras escolas, eu estava me organizando para ir à escola, me ligaram da Câmara dando uma das melhores noticias da minha vida: Eu iria ser uma Vereadora Jovem por um dia.  
Minha reação imediata foi: ficar sem reação e depois comemorar com minha família, vizinhos e amigos. Depois terminei de me organizar e fui para a escola.
Chegando à escola a primeira coisa que eu fiz foi descer no Núcleo De Mediação E Projetos, contei pra uma das pessoas que me ajudaram, a professora Fabiana, depois junto com ela contamos para duas alunas Julia e Hellene ( 1°B), depois junto com a professora Fabiana contamos para a professora Danielle, a coordenadora do ensino fundamental Betty e para a diretora Verônica.
E depois fui mantendo contato com a com o pessoal da organização da Câmara para saber tudo direito como funciona cada coisa, dia, horários e etc.        

                       Experiência Na Câmara Municipal   


No dia 07/11/2016 estive na sessão preparatória, junto com a minha avó, para ver como tudo funcionava.

Os jovens vereadores participaram de uma gincana em que alguns grupos recolhiam pistas para poder concluir a brincadeira. Depois disso, eles nos explicaram como funciona o evento tiraram nossas dúvidas, tomamos um lanche e fomos embora.
No dia 11/11/2016 fui com a minha mãe, chegando lá peguei meu crachá, fomos tirar fotos para o evento e depois fomos tomar café da manhã. Em seguida, subimos para o Plenário 1° De Maio, onde escutamos um pouco sobre a experiência de Jovens Vereadores de anos anteriores.
Logo depois, fizemos um juramento, em seguida a eleição da Mesa Diretória na qual concorriam três chapas: A chapa verde, chapa amarela e a chapa vermelha (as chapas eram compostas por jovens que também estavam participando do Parlamento Jovem). Depois de votarmos na chapa iniciou-se a leitura dos projetos, essa leitura foi feita por partido e por ordem alfabética, como eram 55 projetos de leis fizemos algumas pausas inclusive para o almoço. OBS: Todos os projetos foram aprovados.

Foi uma experiência única e muito interessante, pode ter certeza de que no ano de 2017 eu vou fazer novamente este projeto...

  Autor:   Ariadne Oliveira Silva


  Mais notícias da seção Construindo relações no caderno Urbano no ar
09/06/2017 - Construindo relações - Reunião Semanal de Formação do Grêmio Estudantil - Reflexões
Nessa reunião de formação e organização falamos sobre a finalidade da educação, leis, direitos, deveres, respeito e coisas do cotidiano....
28/05/2017 - Construindo relações - Grêmio Estudantil - Reunião Semanal de Formação - Bullying
Nessa semana nosso tema foi o bullying. Estudamos e debatemos sobre o tema para que possamos realizar ações de conscientização e prevenção dessa prática tão presente no cotidiano escolar. ...
19/05/2017 - Construindo relações - Grêmio Estudantil - Reunião Semanal de Formação - Discussões sobre direito à educação
Dia 17 de maio de 2017 aconteceu a primeira reunião temática do Grêmio Estudantil da escola...
19/04/2017 - Construindo relações - Proposta de Trabalho das Chapas candidatas ao Grêmio Estudantil
Nos dias 25 e 26 de abril de 2017 realizaremos a eleição da nova diretoria do Grêmio Estudantil da E.E. Reverendo Urbano de Oliveira Pinto, confiram as propostas de trabalho das três chapas candidatas....
21/02/2017 - Construindo relações - Meu Projeto? Lei?
Nossa Jovem Vereadora Ariadne teve seu projeto selecionado para se tornar um projeto de lei real, PL 93/2017, da Câmara Municipal de São Paulo pelas mãos do Vereador Ricardo Teixeira....
12/05/2016 - Construindo relações - Vivência com os Kariri-Xocó
Um grupo de alunos foi convidado a participar de uma vivência com os Kariri-Xocó, residentes nas Alagoas, que estavam hospedados no Ponto de Cultura Humaitá e realizavam em São Paulo o Projeto "Educação Patrimonial Indígena nas Escolas".O aluno Gustavo Soares do Vale, do 2º ano do ensino médio, participou dessa atividade e nos relatou essa experiên...
30/05/2011 - Construindo relações - REVERENDO URBANO PRESENTEOU OS FORMANDOS DE 2010, COM INESQUECÍVEL PASSEIO.
Alunos formandos, da turma de 2010, comemoram na praia....
20/05/2011 - Construindo relações - Visita à "ETEC AGUIA DE HAIA".
Alunos do Urbano visitam Feira Semana Paulo Freire....



Capa |  Bloguistas  |  Cantinho do aluno  |  Cantinho do professor  |  Esportes  |  Projetos  |  Urbano no ar
Busca em

  
114 Notícias