| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

URBANO EM REDE
Desde: 02/05/2011      Publicadas: 108      Atualização: 19/05/2017

Capa |  Bloguistas  |  Cantinho do aluno  |  Cantinho do professor  |  Galeria de fotos  |  Projetos  |  Urbano no ar


 Projetos

  00/00/0000
  0 comentário(s)


Palestra: Prevenção das DSTs (Doenças sexualmente transmissíveis)

No dia 18/04/2017 aconteceu a Palestra: Prevenção das DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e educação sexual. Além disso, os alunos puderam saber sobre o percurso de formação acadêmica dos profissionais de saúde.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) reconhece que todas as crianças e adolescentes têm direito à proteção integral para que possam se desenvolver física, mental, moral, espiritual e socialmente em condições de liberdade, segurança e dignidade. Sendo assim, é fundamental que crianças e adolescentes tenham acesso a informações sobre saúde.

Pensando nisso e na informação do Ministério da Saúde de que entre 2006 e 2009 quase 12 mil adolescentes, entre 13 e 19 anos, contraíram AIDS e de que no país, a cada ano, surgem em média 661 novos casos da doença a escola, em parceria com algumas alunas do curso de enfermagem da Universidade Castelo, proporcionou aos estudantes dos segundos e terceiros anos do período noturno uma palestra sobre prevenção as DSTs, AIDS e gravidez precoce.

Foi uma atividade dinâmica, os alunos participaram de um jogo de perguntas e respostas sobre fatos e mitos em relação a transmissão de DSTs. De maneira lúdica e descontraída puderam aprender um pouco mais sobre essa parte importante da vida humana que muitas vezes é cercada de tabus e falta de informações confiáveis.

Os alunos que participaram da palestra tiveram a oportunidade de conhecer formas de prevenção das DSTs, gravidez, além de receberem a Caderneta de Saúde do(a) Adolescente, confeccionada pelo Ministério da Saúde.

Para nós educadores, é muito gratificante quando podemos proporcionar aos nossos estudantes oportunidades tão ricas de aprendizado relacionadas a questões do cotidiano que podem transformar profundamente a vida de cada um deles. Nosso papel é também de orientá-los para uma vida saudável e responsável.

Como somos escola, espaço democrático de aprendizagens, e nos preocupamos muito com a formação acadêmica, cidadã e profissional de nossos estudantes, aproveitamos a oportunidade de termos seis estudantes universitárias em nossa escola, pedimos a elas que compartilhassem com os alunos as possíveis trajetórias de formação profissional de quem cuida da nossa saúde.

Confiram as informações:

ENFERMEIRO - Para se tornar um enfermeiro, é necessário curso superior, com duração de cinco anos. Esse profissional é o mais qualificado tem o campo de atuação mais completo da profissão. Além de poder assistir todos os níveis de pacientes, ele é o responsável pelo planejamento de assistência de enfermagem, como treinamento e capacitação, liderança e supervisão de equipes de atendimento.

TÉCNICO DE ENFERMAGEM - Para ingressar no curso de técnico, o candidato precisa ter Ensino Médio completo. A formação dura de 1 ano e 8 meses a 2 anos e o profissional vai executar as ações planejadas pelo enfermeiro. Ele está habilitado a lidar com pacientes de média e alta complexidade, atuando em centros cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva, além de atender pacientes no pós-operatório.

AUXILIAR DE ENFERMAGEM - A duração do curso é de cerca de 15 meses. O profissional tem competências mais simples e pode atuar em setores ambulatoriais. Assim como o técnico, o auxiliar pode administrar medicamentos, aplicar vacinas, fazer curativos, realizar higiene de pacientes e até trabalhar com esterilização de material.




  Mais notícias da seção Urbano informa no caderno Projetos
04/05/2017 - Urbano informa - Palestra: Prevenção das DSTs (Doenças sexualmente transmissíveis)
No dia 18/04/2017 aconteceu a Palestra: Prevenção das DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e educação sexual. Além disso, os alunos puderam saber sobre o percurso de formação acadêmica dos profissionais de saúde....
20/05/2016 - Urbano informa - Seminário Conhecer " Agir " Transformar
A E.E. Reverendo Urbano de Oliveira Pinto está participando do seminário organizado pela Diretoria de Ensino Leste e 1 e a Unifesp Campus Guarulhos com o projeto Alunos Multiplicadores para a Prevenção do Uso de Drogas....
17/05/2016 - Urbano informa - Projeto: Núcleos de ação para a eficiência energética " AES Eletropaulo nas escolas
Este projeto está sendo desenvolvido na escola ao longo primeiro semestre de 2016...
17/05/2016 - Urbano informa - Semana da Educação Alimentar - 2016
No final do mês de maio de 2016 os professores e alunos da escola desenvolverão o projeto Semana da Educação com o tema: Cozinhar - Resgatando Receitas de Família....
14/10/2011 - Urbano informa - Gincana Cultura.
E.E Rev Urbano de Oliveira Pinto comemorou a XI Gincana Cultural com o tema PRECONCEITO, em setembro de 2011....



Capa |  Bloguistas  |  Cantinho do aluno  |  Cantinho do professor  |  Galeria de fotos  |  Projetos  |  Urbano no ar
Busca em

  
108 Notícias