| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

URBANO EM REDE
Desde: 02/05/2011      Publicadas: 154      Atualização: 02/10/2019

Capa |  Bloguistas  |  Cantinho do aluno  |  Cantinho do professor  |  Escola da Família  |  Esportes  |  Projetos  |  Urbano no ar


 Cantinho do aluno

  01/10/2019
  0 comentário(s)


Produção de textos de opinião a partir das aulas de Literatura da Professora Rosiani

Melhores redações do concurso de escrita 2º semestre de 2018 " Respeito às diferenças - Textos de opinião, após o estudo dos contos "A Cartomante" de Machado de Assis e Lima Barreto. Selecionadas pela professora Rosiani.

Produção de textos de opinião a partir das aulas de Literatura da Professora Rosiani

A Professora Rosiani desenvolveu aulas de literatura com os textos de Machado de Assis e Lima Barrato, ambos com o título de A Cartomante. Os estudantes fizeram leituras, pesquisas e debates sobre os textos. Depois escreveram artigos de opinião sobre o tema, além de montarem uma sala temática para a festa da primavera de 2018.

Demorou um pouco, mas os textos chegaram ao nosso jornal, confiram!

Estudante: Fabrício Laurentino da Silva 1º B

Título: A verdade sobre a cartomante

A cartomante é uma pessoa que prevê o seu futuro jogando as cartas, hoje em dia, têm pessoas que acreditam nessas coisas e as que não, eu mesmo não acredito, só Deus sabe o nosso futuro.

Têm previsões que elas acertam e outras que erram, as previsões mais proporcionais elas não acertam. É tudo enganação e uma mentira.

Um exemplo na interpretação da Cartomante, o Camilo foi na cartomante falar com ela sobre o que iria acontecer se ele fosse na casa de Vilela, a cartomante falou que se ele fosse, ia ficar tudo bem, mas o que aconteceu foi uma tragédia, o Camilo e a Rytta morreram, porque o Vilela os matou, é por isso que cartomante é tudo enganação.

O problema da cartomante é que às vezes as previsões que ela faz nem sempre dão certo para as pessoas que estão preocupadas com seu futuro, é você que decide.

Portanto, têm cartomantes que usam truques para enganar as pessoas que acreditam nelas, tem gente que finge ser cartomante para ganhar seu dinheiro sujo.

 

Estudante: Paulo Ricardo Souza da Silva

Título: Magia Estranha

A magia que a cartomante faz é envolvente, o jeito com que ela fala com a pessoa a faz ficar melhor.

Mas depois que acontece o contrário ela para de acreditar em videntes e se arrepende pelo dinheiro perdido. Ou seja, a mágica é falsa.

Assim como a bola de cristal, que na verdade é um globo de neve, na maioria das ocasiões. Pela manipulação das cartas não há como prever o futuro. Cartomantes lendo o destino, nem nos meus sonhos isso poderia acontecer.

Nas histórias de Machado de Assis e Lima Barreto essas cartomantes são completamente sacanas. Na primeira ela fala algo para Camilo, mas quando chega na casa de Vilela acaba sendo morto junto com a esposa do amigo. E na segunda, o marido está desempregado e é sustentado por sua mulher, que é costureira, até que um dia vai consultar uma cartomante e essa é sua mulher.

Para provar que estou certo, leia as histórias por completo.

Para solucionar as pessoas têm que parar de achar que cartomantes podem prever o futuro, pois não podem. Se você chegou nela com algum problema, ela olha no seu rosto e fala algo que te convença.

Portanto, às vezes, além de contar mentiras, levanta a autoestima das pessoas, mas não faz magia alguma, ganhar dinheiro enganando clientes é sua especialidade.

 

Estudante: Sheyla N. Zabala

Título: O futuro que todos querem saber

Todos procuram saber o seu futuro de qualquer forma, vão atrás de cartomantes, acham que isso pode ser a solução que tanto procuram. Para outras pessoas é uma ilusão inútil, uma perda de tempo. As informações ou previsões que as cartomantes fazem chamam a atenção de várias pessoas que querem saber o seu destino e o que vai acontecer nele.

Porque as pessoas que acreditam nas cartomantes devem ter confiança e respeito ao se consultar, ninguém pode adivinhar o futuro, cada um de nós temos diferentes religiões, outras pessoas não aceitam as cartomantes.

Por exemplo, as cartomantes de rua são menos confiantes, pois algumas pessoas acham que as cartomantes adivinham, outras pensam que elas acreditam que se pode ter uma ideia do futuro da pessoa através das cartas, mas tudo pode mudar através do seu livre arbítrio.

A cartomante também tem que estar preparada, todos nós estamos sujeitos a erros, as pessoas têm que ter cuidado.

Quando se consultar com cartomantes tem que ter respeito e responsabilidade pode despertar emoção, sentimentos, deve-se ter cautela, a cartomante vai ouvir suas queixas, vai imaginar sua ansiedade e vai ser mais positiva do que acertar previsões.

Portanto, ao final de cada ano sempre nos deparamos com alguma previsão astrológica, pessoas querendo saber seu futuro vão atrás de cartomantes, outros pensam que isso é uma perda de tempo, as pessoas que acreditam em previsões tem que ter cuidado com o que elas fazem.

 

Estudante: Ricardo Weslley

Título: A verdade por trás da cartomante

A cartomante é uma pessoa que faz um jogo simples de cartas que pode descobrir muitas coisas sobre você, geralmente a cartomante usa a magia dela por trás desse tal “jogo simples” e assim as cartas te mostram o que você pode, pois a cartomante mostra todo o seu conhecimento em magias pelas cartas e acaba fazendo essas consultas saem muito tocantes, pois a verdade é dita.

A magia entra na sua vida através das cartas, porque você pode por aquilo, você quer descobrir a verdade sobre a sua vida e a magia da cartomante, da a você essa possibilidade da descoberta e mesmo que você não descubra ou ouça aquilo que você quer, você leva um aprendizado, você descobre os seus caminhos e as suas possibilidades e tudo através das cartas mágicas jogadas para você.

Uma grande conhecida nesse caso é a famosa mãe Diná que ficou conhecida pelas previsões que suas cartas fizeram a grandes artistas e no final elas se concretizaram, ela foi a programas de TV, apareceu em jornais, ficou famosa no Brasil inteiro, tudo por conta da magia que ela e as cartas dela carregavam.

Por um lado, diversas pessoas se passam por cartomantes, dizendo que o jogo delas é realmente verdadeiro, que ela vai te dar respostas necessárias, mas na verdade ela está mentindo para ter o seu dinheiro fácil.

Recomendo que não vá à cartomante, pois você não sabe quais são as verdadeiras, pois você pode estar só jogando o seu dinheiro fora e acreditando naquilo que pode ser uma grande mentira, então deixe a sua vida tomar o rumo dela, que cada detalhe seja uma surpresa e acredite em si e não nos jogos.

Portanto, digo que a cartomante é uma opção para descobrir sobre a vida, mas não é a melhor e mais confiável opção. A ajuda dela é realmente muito boa se o jogo for de verdade, mas também se não for o seu dinheiro vai embora e você vai estar acreditando em mentiras ditas, mas é você que escolhe se quer ou não colocar sua carta em risco, ai? Vamos jogar?

 

Estudante: Ana Carolina da Silva

Título: Cartomante e suas farsas

Muitas pessoas procuram a Cartomante para saber de sua vida amorosa, e claro, tem gente que acredita e sai lá satisfeito, mas também tem aqueles que passam a não acreditar mais porque não era o que eles exatamente queriam ouvir. Ir em cartomantes é uma besteira.

Penso desta forma porque as coisas são exatamente assim e esse tipo de caso acaba desiludindo as pessoas, pois nem todas as cartomantes são de confiança.

Como por exemplo, o que aconteceu com Camilo, personagem de Machado de Assis no conto A Cartomante, ele foi atrás de uma cartomante querendo saber se o caso dele com a Rita ia dar certo para ele ficar despreocupado porque ele estava tenso com isso, ela disse que ele podia ficar tranquilo que ia dar tudo certo sim. Mas não foi isso que aconteceu, deu tudo errado, então, aquela cartomante disse tudo da boca pra fora, ela era uma farsa.

As pessoas devem deixar suas vidas fluírem normalmente, mas respeito aqueles que procuram as cartomantes para ver seu futuro, porém é muito melhor deixar a vida nos surpreender.

Portanto, pessoas que gostam de ir em cartomantes tomem cuidado, muitas delas podem enganar vocês. Então, deixe que sua vida te surpreenda.

 

Estudante: Thiago Nascimento de Paula

Título: O que o futuro lhe reserva?

Através de cartas de tarô as (os) cartomantes e ciganas(os) preveem o futuro dos clientes ou apenas adivinham. Através dos gestos e estado físico das pessoas a cigana é capaz de identificar problemas com essa pessoa ou sua família e amigos, identificando tudo normalmente pelas expressões faciais.

Porque assim como as ciganas as cartomantes ganham seu dinheiro para sustentar a si e a sua família, dessa maneira, mas diferentemente das ciganas as cartomantes mais convencionais atendem em seu próprio estabelecimento enquanto as ciganas são nômades, portanto, nunca ficam muito tempo em um mesmo lugar.

Como uma notícia um tanto recente sobre uma jovem garota de 15 anos, teve de ir ao tribunal e pedir para que deixassem-na abandonar os estudos para que elas continuassem seus trabalhos como cartomante  cigana sem a interrupção da escola.

As ciganas e cartomantes na grande maioria das vezes são apreciadas e consultadas como forma das pessoas ficarem mais calmas e seguras a respeito de seu futuro tanto social, quanto amoroso, mas na maioria das vezes, não passam de mentirosas e salafrárias que apenas pegam o dinheiro dos clientes que creem em falsas previsões.

Poderia haver uma lei que providenciasse uma espécie de prova admissível para que as ciganas e cartomantes pudessem exercer sua profissão com êxito e sem serem culpadas ou discriminadas por serem o que são.

Portanto, assim as ciganas e cartomantes são apenas pessoas como qualquer outro profissional, com suas “clínicas” de atendimento, devem estar cientes de que podem ser multadas ou presas por falsas previsões e extorsão de dinheiro através de distorção da verdade e enganação.

 

Estudante: Thiago Laia

Título: As magias da cartomante

Sobre as magias da cartomante é que ela tem uma habilidade muito boa para iludir as pessoas, ela consegue descobrir o que a pessoa tem ou sobre seu futuro, ela também consegue ganhar muito dinheiro com as consultas que ela faz, o que é brilhante.

O tema é bastante interessante, a maneira é a magia que ela faz com as cartas que deixa você focado, mas confiante no que você pode resolver aquele problema ou alguma coisa que ela disse que vai te dar esperanças.

Por exemplo, quando você vai consultar uma cartomante, você vai cheio de esperanças para que ela resolva seu problema e escuta que ficará rico, na mesma ocasião, solicita sua demissão e vende sua casa.

No entanto, a pessoa faz o que ela disse e depois de um tempo, nada acontece e você fica cheio de dúvidas.

Por outro lado, a cartomante rouba você, ao final da consulta você deve pagar a cartomante, mas se a pessoa ficar muito contente com o que a cartomante disse, ela acaba pagando R$ 1000,00 na consulta, sendo que custa apenas R$ 110,00.

A solução seria você nunca consultar uma cartomante, porque você não sabe o que ela diz, se é verdade ou não, ou se vai acontecer ou não.

Portanto, a cartomante possui muitas outras habilidades, ela também usa vestimenta com muito brilho é muito chamativo, por causa de suas joias. Também a cartomante tem o nome que cai bem pra quem faz esses tipos de magias.

 

Estudante: Livia Anjos Silva

Título: A mulher que tudo vê

Ter uma “consulta” com uma cartomante pode ser considerada não muito boa, ou não muito ruim, dependendo de suas ações diárias você terá que estar pronto para ouvir se o futuro te espera por momentos positivos ou negativos.

Muitos casos que as pessoas saem felizes e esperançosas na expectativa acontecer algo bom que a cartomante tenha previsto ficam extremamente ansiosos. Já outras ficam com medo ou inseguras após o que foi revelado. Machado de Assis conta a história de um triângulo amoroso onde Rita é casada com Vilela, mas trai o marido com seu amigo de infância Camilo, de certa forma, os amantes passaram a receber ameaças e cartas misteriosas contando que sabia do segredo dos dois. O casal que se relaciona escondido resolve ir a uma cartomante para descobrir quem envia as cartas, ela diz estar tudo bem, nenhum mal previsto, mas no fim os amantes são mortos por Vilela.

Se eu tivesse uma consulta, após terminada, independente do que ela fale seja bom ou ruim, ficaria no meio termo. Procurar recomendações, pegar referências dos seus serviços seria um bom início. Muitas cartomantes tem também o costume de enganar para ganhar crédito em cima da situação, enfim jamais saberemos se elas estão mentindo ou não. Portanto, devemos estar atentos com elas e nós mesmos, nunca confiar 100% nelas, por mais que revelassem coisas que não sabemos e nos ajude de uma certa maneira, existem “golpistas” de todos os tipos.

 

Estudante: Gustavo Martins

Título: A farsa das cartomantes

Para mim, as cartomantes são mulheres que dizem que veem o futuro das pessoas, mas na verdade, são mulheres que talvez não tiveram outra escolha de emprego e escolheram ser cartomantes. Então, elas mentem falando coisas boas para as pessoas pagarem ela bem.

Elas contam mentiras, falando que a pessoa vai ficar rica, que a pessoa vai achar o amor da vida dela, diz que se ela sair de casa vai morrer ou acontecer alguma coisa com ela, e nesses casos as pessoas ficam apavoradas e ficam retraídas.

Um exemplo de que as cartomantes são mentirosas é do texto do Machado de Assis: A Cartomante, que ela falou para o Camilo que ia ficar tudo bem se ele fosse na casa do Vilela, mas ele acabou morrendo, porque ele estava confiante de que não iria acontecer nada a ele.

Eu acredito que têm cartomantes que conseguem ver o futuro das pessoas, mas são poucas as pessoas que tem esse dom.

As pessoas deveriam parar de se consultar para não ficarem apavoradas ou ansiosas com o que a cartomante diz, porque algumas pessoas têm problemas psicológicos e não irão fazer mais nada.

Portanto, creio que elas são cartomantes para ganhar um dinheiro a mais, ou só como passatempo, porque não devem ter outras coisas para fazerem.

 

Estudante: Jhonathan da Silva

Título: A fé nas cartomantes

As cartomantes, em si, são criticadas pelo que fazem, mas é algo de questão de fá e religião, as denigrem sem ter o sentido e conhecimento sobre a etimologia é “idiotice”.

As pessoas sempre hão de se indagar sobre cartomantes, críticas, apologias. É sempre um debate sem sentido. A cada pessoa, uma história, uma vivencia e uma ideologia. Acreditar é questão de fé e espiritualidade, mesmo sabendo que é uma mentira ou exemplo de manipulação, devemos nos conformar com isto, pois a busca pela ética deve permanecer.

Em um texto maravilhoso, Machado de Assis com sua obra “A cartomante” e já em outra época, Lima Barreto, também com o mesmo termo, ambos fazem críticas implícitas à cartomante, como por exemplo, contam uma história fictícia e em ambas a busca pelo futuro, mas foram enganados e manipulados em relação à cartomante.

Também não devemos ser enganados nesta vida, tudo deve ser criticado no mundo sensível, pois nada é perfeito. Fazer uma consulta à cartomante é pessoal. Devemos fazer críticas com respeito às ideias.

Enfim, este termo não é problema é tão debatido quando o termo está apresentado por as cartomantes serem “manipuladoras”, às vezes por aproveitamento. O destino somos nós que fazemos pelos atos e ações, ou até mesmo ideias.

Portanto, caso não queira ser enganado por uma cartomante, não vá a uma.

 

Estudante: Tarciane Evelyn da Silva

Título: Farsante em cartas

Muitas pessoas consultam cartomantes, um desperdício de tempo e dinheiro para uma consulta onde você provavelmente ouvirá o que quer ouvir e não o que precisa ouvir.

Porque, na maioria das vezes, cartomantes usam de sua lábia para fazer com que o cliente lhe conte sua vida e seus problemas, para que ela possa dizer o que o cliente quer ouvir para sentir seu coração calmo.

Por exemplo, no conto “A cartomante” de Machado de Assis temos Camilo visitando a cartomante em um momento de angústia e ansiedade, deixando claro seus problemas, acabou falando coisas que o entregaram completamente e a cartomante, muito esperta, falou o que Camilo queria ouvir, fazendo ele se sentir calmo e recompensar a cartomante com muito dinheiro. No final das contas, o que queremos não é o que precisamos.

Mas sempre tem aquelas que realmente são sérias e leem sua vida usando o poder espiritual lhe dado, dizendo o que o cliente precisa.

Isso pode ser resolvido com você, antes de consultar alguma cartomante, procurar e pesquisar onde pretende se consultar para ver se realmente é confiável. O problema não é acreditar e sim ir onde não tem seriedade e compromisso.

Portanto, não desperdice tempo e dinheiro em um lugar não confiável, que poderá te levar a ruínas por lhe acalmar ao invés de alertar o que está por vir.

 

Estudante: Joyce Souza de Jesus

Título: Acreditar ou não?

Não consigo acreditar que olhando para uma simples carta podemos saber o nosso futuro e o de outras pessoas, isso é uma forma de iludir e deixar as pessoas achando que vai dar tudo certo.

Porque elas jamais falariam coisas ruins sobre nós e que não gostaríamos de escutar, então ela vai criando uma fantasia para nós mesmos cairmos e acreditarmos no que ela diz.

Imagina se ela falasse que iria acontecer só tragédia, mortes, será que nós voltaríamos até ela, ou acreditaríamos, ou então ficaríamos esperando, até acontecer algo e mesmo assim se acontecesse nós iríamos falar ele tinha razão, então tudo que ela falar e fazer sentido para nós vai ser uma forma de nos fazer acreditar.

Mas às vezes é bom porque faz as pessoas acreditarem nelas mesmas.

Se elas falam que veem o futuro mesmo e querem ajudar a gente a descobrir o que vai acontecer, porque elas nos fazem pagar? Se quisessem ajudar mesmo, elas deveriam fazer de graça.

Portanto, as pessoas deveriam entender que elas mesmas saberão o futuro, apenas com as escolhas, que não precisa ver o futuro para não errar.

 

Estudante: Giovanna Sousa da Silva

Título: A cartomante está sempre certa?

Muitas pessoas acreditam que nosso destino está nas mãos de uma cartomante, mas eu penso que ela às vezes pode errar, e nosso destino é um só, então o que for para acontecer vai acontecer.

Porque uma pessoa não pode simplesmente ditar o nosso futuro, e além do mais, ela poderá dizer coisas que lhe preocuparão, deixando sua cabeça cheia de problemas.

Um exemplo é da história de Machado de Assis, A Cartomante, quando o Camilo foi consultar a cartomante, muito desesperado, ela lhe disse algo que acabou resultando na sua morte.

Mas por um lado, existem algumas que acertam na previsão, pode ser uma cartomante realmente profissional ou ter sido na sorte, de qualquer forma há pessoas que acreditam.

As pessoas deveriam colocar na cabeça que não deveriam tentar descobrir nosso destino, pois se você descobrir algo de ruim que irá acontecer, isso te deixará mal.

Portanto, se você é uma pessoa que acredita nas previsões das cartomantes, tudo bem, mas lembre-se não é qualquer uma que dirá seu verdadeiro destino.

  Autor:   Prof. Fabiana


  Mais notícias da seção Língua Portuguesa no caderno Cantinho do aluno
02/10/2019 - Língua Portuguesa - Olimpíada da Língua Portuguesa na nossa Escola
A Professora Roseli realizou oficinas voltadas para a produção de crônicas para a Olimpíada da Língua Portuguesa....
16/10/2018 - Língua Portuguesa - Concurso de Redação - Respeito às diferenças
No do projeto MMR - Método de Melhoria de Resultados do terceiro bimestre, nossos estudantes realizaram produções de textos sobre a temática do respeito às diferenças. Os autores e autoras receberam de presente certificados e livros....
30/10/2012 - Língua Portuguesa - Melhores textos da E.E. Reverendo Urbano de Oliveira Pinto para a Olimpíada de Língua Portuguesa 2012. " Tema: O lugar onde vivo.
ESTES TEXTOS FORAM OS PREMIADOS PELA PROFESSORA FABIANA AZEVEDO DE LÍNGUA PORTUGUESA, A PRODUÇÃO TEXTUAL FOI CONFECCIONADA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA E.E. REVERENDO URBANO DE OLIVEIRA PINTO / DER LESTE 1 - SÃO PAULO -CAPITAL, LOCADA NA ZONA LESTE DO MUNICÍPIO PAULISTANO....
20/10/2011 - Língua Portuguesa - Projeto EDUCAREDE
Textos selecionados dos alunos 5ª série da E.E. REVERENDO URBANO....
09/10/2011 - Língua Portuguesa - A diferença entre descrição, narração e dissertação
Tipos de redação ou composição....
26/09/2011 - Língua Portuguesa - Língua Portuguesa - REFORMA ORTOGRÁFICA: Acentuação gráfica e prosáica.
Acentuação gráfica e prosáica quanto às novas normas da NGB (NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA)....
26/09/2011 - Língua Portuguesa - Língua Portuguesa - PROPOSTA PARA FIXAÇÃO GRAMATICAL
Teste para análise prática e preparação em concurso público....
25/05/2011 - Língua Portuguesa - PESQUISAS E PRODUÇÕES TEXTUAIS
MATÉRIA DE ABERTURA PARA APRESENTAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS;PESQUISAS E PRODUÇÕES TEXTUAIS DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL REVERENDO URBANO DE OLIVEIRA PINTO COM A COLABORAÇÃO DA PROFESSORA ELIANE A. SANTOS....



Capa |  Bloguistas  |  Cantinho do aluno  |  Cantinho do professor  |  Escola da Família  |  Esportes  |  Projetos  |  Urbano no ar
Busca em

  
154 Notícias