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URBANO EM REDE
Desde: 02/05/2011      Publicadas: 118      Atualização: 20/12/2017

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 Bloguistas

  02/05/2011
  1 comentário(s)


Jovens ativistas ambientais intervem e orientam em favor da educação ambiental, em periferia da cidade paulistana.

A pesquisa em educação ambiental viabiliza
a formação de alunos ativistas ambientais,
protagonizando ações de orientação,
informação,intervenção intelectual e teórica
as más ações de munícipes quanto a
proteção dos recursos hídricos.

Jovens ativistas ambientais intervem e orientam em favor da educação ambiental, em periferia da cidade paulistana.
Título:

Educação Ambiental na escola: Jovens discentes protagonizam informações quanto prevenção ao
uso correto de água, intervenção à poluição do ar e a proliferação de doenças ocasionadas pela
poluição urbana junto aos moradores do bairro Cidade A E Carvalho.

Introdução:

O estudo viabiliza a formação protagonista de alunos do ensino fundamental em agentes
ambientais, em seus ambientes sociais, tais como, seus lares, escolas e locais de lazer. Na
prática os discentes levarão orientação,informação e a intervenção em favor da qualidade a vida
natural, aos moradores do entorno da escola, a qual estão matriculados.
O ponto de partida é a concientização da proteção da maha fluvial local, em Cidade A. E. Carvalho e
adjacêntes, atendendo as condições de higiêne, preveção ao controle de pragas animais e
infecções por hospedeiros voadores como mosquitos,pombos,morcegos e etc.

Problemas:

O Planeta tem o mesmo volume de água para cada vez mais gente. Assim, o crescimento
demográfico, o desenvolvimento econômico, a urbanização e as alterações climáticas constituem o
que os especialistas chamam de pressões do homem sobre a água. Tais, ações humanas
desordenadas provocam alterações no ciclo hidrológico, não havendo tempo hábil para reciclar a
água dos mares para a atmosfera e desta para os rios que abastecem os reservatórios,
subsidiando a subsistência de água potável necessária para qualidade de vida no ecossistema.
Errôneas ações e o pouco controle quanto ao disperdíco de água, e sua poluição ocasionada pelo
mau uso, ao que cabe utilzá-lo como lixões a céu aberto acarretará problemas para gerações
futuras
Assim, vivenciamos um momento hediondo da nossa história, ao que cabe a prevenção dos
recursos hídicos naturais, tão necessários para a qualidade vital.

Objetivo:

A sociedade moderna explicitamente envolvida nos recursos tecnológicos não consegue atender
atenção especial para as medidas protetivas da natureza em geral, aqui em epígrafe a "água",
priorizando o atendimento protetivo ao aqüífero e a futura escassez deste bem natural.
O artigo prioriza uma leitura crítica a portaria 518 de vigilância sanitária, como um modelo
moderador a prevenção ao impacto ambiental em recursos hídricos.
Em sua práxis laboral será realiza por alunos do ensino fundamental que orientará informações
teóricas e ficalizará ações corretas quanto a prevenção em educação ambiental dos munícipes do
bairro Cidade A. E. Carvalho e adjacentes.

Objetivo específico:

O artigo redigido e pesquisado por alunos do 8º ano de ensino fundamental, da rede pública
paulista, busca envolver os leitores à necessidade de ater a conhecimentos científicos quanto a
gravidade da escassez precoce de água e seu mau uso motivador ao processo de poluição dos
rios e córregos urbanos da cidade de São Paulo, acarretando dificuldade a subsistência de
gerações futuras em nosso bioma terrestre.

Justificativa:

O Brasil é privilegiado em recursos hídricos, todavia, há pouco saneamento para população,
dificultando o acesso à água limpa e a tratamento de esgoto. É tenaz a cobrança por parte dos
munícipes aos gestores públicos, quanto a esta necessidade de ordem pública e moral, que
envolve a toda sociedade, tal como, a proteção da malha fluvial que é corrente ao entorno de todas
as zonas urbanas e rurais brasileiras.

Resumo:

A escassez de água não é um problema da natureza, mas é processo resultante das más ações
humanas, que não tem como preocupação tenaz a proteção aos aqüíferos. Há bilhões de anos, o
ciclo hidrológico renova a água do Planeta Terra. Esta ação é suficiente para as necessidades vitais
das espécies viventes neste ecossistema. Todavia, mais de um bilhão de pessoas não têm acesso
à água limpa, e milhares de crianças morrem todos os dias por conta desta ineficiência.
Anualmente, um total de 577 mil km³ de água flui pelo ciclo hidrológico. Um percentual de 18
bilhões de litros de água por segundo que se evaporam, a este processo transforma-se em
nuvens, logo após caem na forma de chuva, congelando-se nos montes mais altos e infiltram-se no
solo. A respectiva evaporação é maior que a precipitação nos oceanos. A diferença de 45 mil km³
por ano cai nas ilhas e nos continentes e depois acaba retornando aos mares pelos rios, fluxos
subterrâneos e glaciares.
Assim, desta maneira este ciclo hidrológico natural abastece o planeta com água, porém a falta de
manutenção deste bem natural, tal como, a poluição desordenada afeta o déficit de água potável
necessária para subsistência da vida no bioma terrestre.
Esta disputa por água ascende à motivação por conflitos e revoltas em países emergentes de
recursos hídricos.

Palavras chaves: água, escassez, recursos hídricos, ciclo hidrológico.

Abstract:

Water scarcity is a problem not of nature but is a process resulting from bad human actions, which is
not as tenacious concern the protection of aquifers. Billions of years ago, the water cycle renews the
water on Planet Earth. This action is sufficient for the vital necessities of living species in this
ecosystem. However, more than one billion people lack access to clean water, and thousands of
children die every day due to this inefficiency.
Annually, a total of 577,000 km ³ of water flows through the hydrologic cycle. A percentage of 18 billion
gallons of water per second that evaporate, this process turns into clouds, after falling as rain,
freezing in the higher hills and infiltrate into the soil. Its evaporation is greater than the precipitation in
the oceans. The difference of 45,000 km ³ per year falls on the islands and the continents and then
end up returning to the seas by the rivers, streams, groundwater and glaciers.
So this way it supplies the natural water cycle with water planet, but lack of maintenance of this
natural asset, such as disorderly pollution affects the deficit of drinking water required for survival of
life on terrestrial biome.
This dispute over water rises to the motivation for conflict and riots in countries emerging from water.

Key words: water shortages; water resources; water cycle

Capítulo I

( EM CONSTRUÇÃO)

Consulta técnica:

Alunos do 8º ano/2011 da E.E. REVERENDO URBANO DE OLIVEIRA PINTO.

Redação & Edição:

Prof. Audísio Batista VENÂNCIO E/0U EDUARDO de Oliveira Souza

Pesquisa & Trabalhos pedagógicos:

ALINE Castro de Brito (8º ano/2011)
ANDRÉ Ferreira da Silva (8º ano/2011)
EDUARDO de Oliveira souza (8º ano/2011)
FELIPE Sousa Pinto (8º ano/2011)
JULIANA Santos Silva (8º ano/2011)l
LILIAN da Silva Almeida (8º ano/2011)
PEDRO Eduardo de Brito Saraiva (8º ano/2011)
VINÍCIUS Francisco Gonçalves (8º ano/2011)
YASMIM Gomes da Silva (8º ano/2011)






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